top of page
Buscar

Cuidado com o golpe da falsa central de atendimento

  • contato301562
  • 5 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

ree

O que é o golpe da falsa central de atendimento?

O chamado golpe da falsa central de atendimento bancário consiste em fraude na qual o estelionatário se passa por funcionário da instituição financeira e, por meio de ligação telefônica, induz o correntista a realizar movimentações financeiras em favor de grupo criminoso.


Como funciona o golpe da falsa central de atendimento

O contato dos criminosos pode ser iniciado por meio de mensagens SMS ou ligação telefônica. Nas duas situações, o grupo age para criar uma comunicação parecida com a de instituições bancárias.


A mensagem informa que aconteceu algum problema na conta da vítima, como uma compra ou movimentação suspeita, por exemplo.

Com a justificativa de ajudar a pessoa a recuperar valores que supostamente foram tirados dela indevidamente, os golpistas pedem para que a vítima entre em contato com uma suposta central.

Como a pessoa realmente fica com medo de que algo tenha acontecido com sua conta, ela faz a ligação indicada. Nesse momento é que começa o golpe de fato. O número chamado pode até parecer com o de um atendimento, mas criminosos costumam mascarar os números reais.

Muitos usam inclusive uma atendente eletrônica, com gravações que indicam qual menu a pessoa deve escolher para falar na suposta central. Tudo é feito para tornar o contato mais realista.

Quando escolhe pelo menu e cai na chamada, a vítima acredita que está falando com um atendente da sua instituição bancária, e acaba seguindo o passo a passo informado. Porém, os golpistas dão instruções que levam a pessoa a transferir dinheiro para eles.

Também pode ser que os criminosos peçam confirmações de dados pessoais, por exemplo. Em ambos os casos, é assim que eles conseguem consolidar o golpe da falsa central de atendimento.

Em algumas situações, pedem até que a pessoa não acesse o aplicativo do banco nos dias seguintes. Tudo para tornar mais difícil reverter a perda do dinheiro.

 

Como evitar cair nesse golpe


A maioria dos golpes podem ser evitados com uma postura de desconfiar sempre. Porém, vítimas têm relatado como essas abordagens criminosas vêm ficando mais sofisticadas.


Confira algumas ações para evitar cair no golpe da falsa central de atendimento:

 

●     Se receber uma ligação, avise que vai entrar em contato com o número oficial da instituição ou com seu gerente e só seguirá instruções depois disso.

●     Se a abordagem vier em forma de mensagem por SMS, ou aplicativos como WhatsApp ou Telegram, recuse também seguir o contato apenas por lá ou fazer ligações para números que não forem os oficiais das instituições.

●     Evite tomar decisões sob pressão. Os golpistas querem deixar o cidadão nervoso com a possibilidade de ter perdido dinheiro e, com isso, se tornar mais vulnerável a seguir suas orientações.

●     Não clique em links enviados por números desconhecidos, mesmo que eles se identifiquem como parte da instituição em que você tem conta.

●     Jamais passe ou confirme dados pessoais ou senhas.

 

O que fazer se cair no golpe

 

Se percebeu que já acabou caindo no golpe, os primeiros passos são:

 

●     Entrar em contato com a central verdadeira da instituição bancária. O número do atendimento pode ser consultado nos sites oficiais das empresas.

●     Formalize e salve todas as provas que tiver do golpe, como ligações que recebeu, mensagens que tiver salvas, etc.

●     Depois, registre um boletim de ocorrência. É possível fazer o BO online ou de forma presencial em uma delegacia próxima.

●     Se necessário, o consumidor deve procurar entender seus direitos junto a instituições como o Procon ou consultando um advogado.

 

 
 
 

Comentários


©2023 por Eduardo Silva. 

bottom of page